Projectos e Programas
Uma escola "de futuro" pressupõe que nela seja implementado o trabalho com projectos.A sociedade e o mundo de hoje exigem dos indivíduos, não só um conjunto de conhecimentos teóricos que foram adquiridos, mas que, a par destes,se desenvolvam, também, competências e saberes que estão sempre a serremodelados/renovados, onde a criatividade seja desenvolvida e os conhecimentosactualizados, contribuindo para que os indivíduos se transformem em cidadãosmais atentos e operantes dos problemas que o rodeiam e voltados, não só para opensamento, mas também para a acção e a "reflexão na acção" ( Alarcão, 1996,p.23).
Não se pode considerar, nos nossos dias, que a escola seja um local onde os professores são meros transmissores de conhecimento, mas aí, segundo o
espírito do projecto, eles desempenharão mais um papel de moderadores e orientadores, interligando o saber com o saber-fazer.
Os professores devem orientar os alunos no sentido de compreenderem o que estudam, e não fornecer-lhes soluções avulsas para alimentarem a memória,antes os levando a descobrir soluções para aquilo que problematizam. Deste modo, o ensino se tornará enriquecedor e construtivo.
ALARCÃO, Isabel (1996). Formação reflexiva de professores, estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora.
Consultado em https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/3497