GALARDÃO ECO-ESCOLAS 2013

Uma vez mais as escolas e Jardins de infância deste agrupamento estão de parabéns por mais uma Bandeira Verde ganha pelas boas práticas ambientais.

Vamos continuar a ser exemplo de boas práticas ambientais.

 Escola Eletrão em Manteigas.

 

A escola EB 2,3 de Manteigas aderiu ao projeto Amb3E, que visa a recolha de eletrodomésticos em fim de vida visando a sua reciclagem entre alunos, professores e funcionários. O projeto tem o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente, a escola de Manteigas foi uma entre 413 que aderiram a esta iniciativa, tentando sensibilizar estudantes e sociedade civil para a importância de proteger os recursos naturais e potencializar a reciclagem como via credível à proteção do ambiente.

 

EB 2/3 de Manteigas adere à “Escola Electrão”

A Escola Electro é um projeto da Amb3E, com o apoio do Ministério da Educação, destinado às escolas do ensino básico (2º e 3º ciclos) e do ensino secundário que pretende sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida. Uma oportunidade para professores e alunos trabalharem esta temática.

Esta iniciativa inclui também uma Acão de recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos nas escolas que se destina a premiar as escolas que depositarem a maior quantidade destes equipamentos em fim de vida, avaliada em quilograma. Para tal, serão colocados Pontos Electro nas escolas participantes, de acordo com um calendário a definir, para que a respectiva comunidade possa lá depositar os equipamentos

ECONOTÍCIAS

 

Programas Eco-Escolas e ECOXXI 2012 

Edifício tem bandeira hasteada
Edifício tem bandeira hasteada

ABAE reconhece Município de Manteigas 

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, certificou o Município de Manteigas com a implementação do Programa Eco-Escolas e a participação no Programa ECOXXI 2012.
O programa Eco-Escolas, implementado e promovido pela Câmara Municipal de Manteigas desde 2006, pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável. As escolas que aderem a este projecto «devem manifestar vontade de melhorar o seu desempenho ambiental, envolvendo os alunos nos processos de decisão e implementação do programa». No concelho de Manteigas, de 2005 a 2012, todas a escolas participantes no projecto têm recebido a Bandeira Verde. Este galardão é atribuído às escolas que se candidatam e implementam os sete passos (conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de acção, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código) definidos na metodologia do Eco-Escolas. Em 2012 foram contempladas a Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos, as Escolas Básicas do 1.º Ciclo de Manteigas e Sameiro, a Escola Profissional de Hotelaria, o Externato de Nossa Senhora de Fátima e os jardins-de-infância de Manteigas e Sameiro.
A existência do projecto ECOXXI 2012 visa o desenvolvimento de uma acção pedagógica junto dos municípios, considerados como agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável. O Programa ECOXXI procura, ainda, reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município e valorizar um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental. «A candidatura do Município de Manteigas alcançou com sucesso os objectivos definidos para o ano de 2012», refere a autarquia.

15-01-2013

 

Manteigas recebe Galardão ECO XXI

Pela terceira vez consecutiva, município obteve primeiro lugar no projecto que premeia as boas práticas ambientais e de sustentabilidade 

 

O município de Manteigas alcançou o primeiro lugar do ECO XXI 2008/09, projecto promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). O galardão, que distingue as boas práticas no sentido da sustentabilidade desenvolvida a nível local, com especial ênfase para os aspectos relativos à qualidade ambiental e às práticas de educação para a sustentabilidade, foi entregue no passado dia 20, em Évora. Num sistema que avalia 23 indicadores, o município de Manteigas superou os outros 42 participantes, atingindo 75,25 por cento da classificação no índice ECO XXI. Tendo sido o único município do distrito da Guarda a participar, destacou-se em áreas como a “Qualidade do Ar”, “Programa Eco-Escolas”, “Abastecimento de Água à população”, “Certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade”, “Áreas Classificadas”, “Floresta”, “Cooperação com a Sociedade Civil” e “Ordenamento do Território”. De referir que todos os participantes vão receber como prémio a possibilidade de possuírem um recipiente para a colocação de resíduos eléctricos e electrónicos, denominado de “Depositrão”.

30-04-2009

 

Municípios premiados por boas práticas ambientais

Vinte e três municípios portugueses, liderados por Manteigas, Pombal e Cascais, receberam a bandeira verde ECOXXI 2007/08, um programa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que premeia práticas concelhias de sustentabilidade e educação ambiental, informa a agência Lusa.

Iniciado em 2006, o ECOXXI pretende sensibilizar os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas suas políticas, contribuindo para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local.

Entre os 23 critérios a considerar na avaliação dos concelhos candidatos estiveram, por exemplo, a promoção de actividades de educação ambiental nas escolas, a informação disponibilizada aos munícipes, a aplicação da campanha bandeira azul, a qualidade da água, a gestão das florestas, a eficiência energética, a valorização de resíduos sólidos e, pela primeira vez, o ordenamento do território e ambiente urbano.

No último ano, candidataram-se ao programa 37 concelhos, 23 dos quais alcançaram pelo menos os objectivos mínimos e obtiveram uma pontuação superior a 50 por cento. Entre estes, onze tiveram uma avaliação entre os 55 e 60 por cento e três - Manteigas, Pombal e Cascais - superaram todos os objectivos definidos, com uma pontuação superior a 60 por cento.

Em Manteigas, o município mais pontuado, o poder local concentrou-se, entre outros projectos, na renovação e na reabilitação urbana, apostando num jardim exemplarmente cuidado à entrada da vila e na requalificação dos viveiros de trutas.

 2008-03-31

 

ECOXXI -2006 -Concelho de Manteigas é campeão ambiental

Três anos depois de ter sido considerado o concelho de Portugal com melhor qualidade de vida, Manteigas recebe na próxima sexta-feira a bandeira verde atribuída aos municípios com boas práticas ambientais. A distinção é dada pela Fundação para a Educação Ambiental - Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). “A candidatura ao prémio foi feita para aferir se a qualidade ambiental do município se mantinha”, disse ao Diário XXI José Manuel Cardoso, vice-presidente da autarquia, satisfeito com o resultado. A atribuição deste galardão, que regista indicadores de desempenho em áreas como a educação e sensibilização ambiental, defesa da floresta contra incêndios, turismo sustentável e qualidade da água, num conjunto de 23 parâmetros, “é um estímulo e um reforço para o trabalho que a Câmara de Manteigas tem vindo a desenvolver em matéria de ambiente, para que evolua cada vez mais para um Eco Município”. o único que superou indicadores no conjunto dos 41 municípios portugueses que concorreram ao prémio, Manteigas foi o único a superar os objetivos definidos no regulamento do projeto ECOXXI instituído pela ABAE. “O Município de Manteigas atingiu o índice de 66 por cento”, lê-se no documento da ABAE, que refere as distinções atribuídas aos municípios concorrentes. Um resultado que confirma o estudo de Julho de 2004, liderado por João Ferrão, professor do Instituto de Ciências Sociais de Lisboa - que atualmente desempenha o cargo de secretário de Estado do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional. Na altura, Manteigas ficou em primeiro lugar na avaliação integrada do nível de qualidade de vida de Portugal continental, no âmbito do Programa Observa. A análise, a primeira do género sobre o País, foi efetuada com base em 75 indicadores ambientais, demográficos, sociais, culturais e económicos. Apenas 27 concelhos ostentavam um índice de qualidade de vida excelente ou muito bom. Nova ETAR promete ainda melhores resultados.

 Modelo semelhante ao da “bandeira azul” O ECO XXI adota um modelo similar ao da bandeira azul, estabelecendo 23 indicadores de tipo ambiental, institucional e socioeconómico. O objetivo do projeto é envolver os municípios no apoio à implementação de educação ambiental. Segundo José Manuel Cardoso, “no futuro, o desempenho será ainda melhor”, porque “desde o início de Março que todas as águas residuais do concelho, com quatro mil habitantes, são enviadas para uma nova estação de tratamento (ETAR) construída em Valhelhas, freguesia do distrito da Guarda. “A nossa ETAR, que causava alguns problemas, já foi desativada, tendo passado a enviar os esgotos para tratamento em Valhelhas ”, explicou o autarca, prevendo que os índices ambientais “melhorem ainda mais nos próximos anos”. Município convidado a intervir Do programa de hoje, a ter lugar no Auditório da Biblioteca Almeida Garrett no Palácio de Cristal - Porto, faz parte uma intervenção da arquiteta Maria Teresa Dantas, em representação do município de Manteigas, que a par da Câmara do Porto foram convidadas a participar num painel sobre exemplos de boas práticas ambientais os premiados. Os municípios que hoje vão receber os prémios são: Gavião, Golegã, Lagos, Loulé, Macedo de Cavaleiros, Maia, Matosinhos, Mealhada, Oeiras, Peniche, Pombal, Ponta Delgada, Portalegre, Portimão, Porto, Porto Santo, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Setúbal, Sever do Vouga, Tavira, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia. A Fundação para a Educação Ambiental em Portugal – Associação Bandeira Azul da Europa (FeePortugal - ABAE) iniciou o projeto ECOXXI em 2005, tendo, nesse ano experimental, sido recebidas 38 candidaturas. Em 2006 foram 41 os municípios candidatos.